18 de nov. de 2022



ROBERTO VIEIRA @jornalopoder


Ele foi nosso mais singelo e querido craque. Macunaíma trajado de 7 em dribles de Chaplin, Renato Aragão e Mazaropi. Muito mais que títulos e gols, ele nos trouxe alegria, a tal ponto que muitas vezes pairou lado a lado com o insuperável Pelé. 


MANÉ 


Garrincha era um nome complicado demais para o povo brasileiro. País onde até o mítico Friedenreich se tornou Fried. Não havia dúvida na cabeça do torcedor que Garrincha merecia ser carinhosamente chamado pela abreviação do seu primeiro nome: Mané. 


JOÃO 


Não se sabe com certeza quem foi o primeiro João, termo popularizado no futebol brasileiro para designar os milhares de marcadores que foram enlouquecidos por Mané Garrincha. Teve Vairo, o João argentino. Teve Jordan, o João flamenguista. Teve João russo, sueco, chileno, inglês, alemão. Só um lateral esquerdo não foi João, o compadre Nilton Santos. Aliás, perdão. Nilton foi João uma vez, sim. No primeiro treino de Garrincha no Botafogo quando tomou uma caneta desclassificante do garoto de Pau Grande. 


PERDEU, MANÉ!


Nesta semana, uma autoridade brasileira julgou menosprezar parte imensa do povo com a frase: 'Perdeu, Mané, não me amola!'. A frase dita em território anglo saxão, além de um tanto grosseira, saiu pela culatra. Sim. Somos todos Manés nesse país tropical. Somos ingênuos, singelos e de sorriso fácil. Manés em toda beleza cristalina que Mané Garrincha demonstrava em campo. Ser chamado de Mané não é ofensa, cara autoridade, é um elogio.


E cuidado, caros burocratas que julgam tão perdedores os Manés deste país. Cuidado para não virarem João. Sempre lembrando que Mané Garrincha em campo com Pelé, nunca perdeu jogo nenhum com a seleção.



0 comentários:

Postar um comentário

Comentários