3 de nov. de 2022




ROBERTO VIEIRA 


Durante os últimos 72 anos, muito temos falado e escrito sobre o Maracanazo, a fatídica derrota do Brasil frente ao Uruguai por 2x1 naquele 16 de julho de 1950 no Maracanã. Porém, maior que a tristeza da perda do título mundial de futebol dentro de casa, outro acontecimento de 1950 deixaria marcas muito mais profundas e deletérias em nossa história, quando em vez de seguirmos rumo ao futuro abraçamos o passado.


GETÚLIO 


O ditador Getúlio Vargas estava no ostracismo nos rincões do Rio Grande do Sul. Derrubado pelos ventos da democracia pós II Guerra Mundial, Getúlio que havia prendido, torturado, roubado e censurado milhares de brasileiros, volta, de repente, ressuscitado pela lembrança da criação da legislação trabalhista e sob a emoção do povo, saudoso do PAI DOS POBRES.  


LÍDER DAS MASSAS


Getúlio anuncia seu retorno pela via eleitoral na disputa presidencial de 1950, não como líder político, mas um 'líder das massas'. Getúlio promete mais ações do Estado em favor do povo, mais benefícios sociais e traz como vice-presidente, Café Filho, personagem apagado do PSP paulista, pois São Paulo tinha o maior colégio eleitoral do país e precisava ser cortejado. 


EDUARDO GOMES


O brigadeiro Eduardo Gomes é aniquilado na eleição sob a pecha de candidato dos ricos. Conta contra o brigadeiro a notícia de que ele irá cortar o salário mínimo dos trabalhadores. 


A SEGUNDA ERA GETÚLIO 


A segunda Era Getúlio resulta em tumulto, guerra contra os adversários dos tempos de ditadura e déficit nas contas públicas. Inflação,  greves, tentativa de impeachment pelo favorecimento do jornal ÚLTIMA HORA e o atentado contra Carlos Lacerda levam ao suicídio de Vargas. A morte do presidente e sua carta testamento garantem a eleição de Juscelino Kubitschek e a sobrevida do líder trabalhista João Goulart no palco do poder. Mas a volta de Getúlio em 1950 desemboca no Golpe de 1964.


O retorno ao passado Getulista conduzindo o Brasil a uma nova época de trevas semelhante ao Estado Novo dos anos 1930/40.

 



0 comentários:

Postar um comentário

Comentários