4 de mai. de 2021



 



Por ROBERTO VIEIRA


Tempos de Marvel. Super heróis e super ligas. Tempos em que se diz 'vamos salvar o futebol'. Pode até ser... na cabeça e coração dos torcedores e jornalistas, mas até esses torcedores e jornalistas já se ligam em qual é a das Ligas.


Dinheiro na mão das Ligas?


É vendaval.


Pecado capital, tá ligado?


Há 34 anos vieram com essa liga no Brasil. Era o chamado Clube dos Treze. Realmente o futebol tupiniquim estava uma bagunça, mas era uma bagunça democrática. Vieram organizar o carnaval do futebol. Agora ia ter dinheiro pra todo mundo. Detalhe: tinha tido o mesmo discurso em 70 no Campeonato Nacional e também o mesmo discurso na liberação das propagandas nas camisas.


Pois bem.


Qual o saldão, turma?


Segundo balanço da TNT Sports. Galo deve mais de 1 bilhão. Cruzeiro, Timão e Botafogo mais de 900 milhões. Inter e Vasco na casa dos 800. Fla e Flu juntos nos 600. São Paulo e Palmeiras? 500. Junto com isso? O Clube dos Treze extinguiu mais da metade da fauna do nosso futebol: periquitos, papagaios, moleques travessos, tigre, tucano, tartaruga. Diabos também dançaram.


A história ensina pra quem quer aprender. O futebol é um imenso saco sem fundo. Uma usina na angra dos reis da bola. Como um bando de elefantes brancos tropicais da Copa do Mundo. Lembram dos estádios? Todo ano tem nova invenção.


Em tempo.


Clube dos Treze nos lembra que 13 é galo no jogo do bicho.


E quem lidera a lista de devedores no futebol brasileiro é o... Galo.



0 comentários:

Postar um comentário

Comentários