Pages - Menu

11 de out. de 2014

UM LIVRO PRO LULA


Por ROBERTO VIEIRA


Prezado Luís Inácio,

Tudo bem?

Acho que nem tanto, né?

Li nos últimos tempos que o senhor e a Dilma andam comentando sobre a felicidade de viver no país do PT, uma terra da fantasia onde a saúde vai às mil maravilhas, as escolas funcionam como se fossem coreanas ou finlandesas e onde chove maná e ovos quando a carne é cara nos açougues. Diante de tantos e tantos devaneios, criações pseudo-literárias que arrebatam o coração e mentes dos mais jovens que não viveram o passado tenebroso de confiscos, planos, cruzados e inflação digna da Alemanha na década de 20, não pude resistir e comprei um livro para vocês.

Trata-se do estupendo SAGA BRASILEIRA da jornalista e antiga militante Miriam Leitão, craque nas reportagens econômicas e escritora de primeira. Uma mulher que sofreu nas masmorras da ditadura como Dilma e soube retornar das trevas e combater o nobre combate das letras, da cultura e da mídia escrita e falada.

Neste livro magnífico que ganhei de presente da minha sogra - estou lhes enviando outro exemplar, novinho em folha  - Miriam percorre cada centímetro da loucura financeira que atormentou este país durante décadas. Numa linguagem fascinante e coloquial, ela faz retroceder nosso pensamento aos momentos mais inglórios de uma nação que pareceu prestes a receber a extrema unção nas mãos de economistas e políticos de meia tigela.

Sei que ler não é bem sua praia, prezado Luís Inácio, mas entregue então o livro para a Dilma. Ela com certeza fará bom proveito do livro nas férias forçadas que se iniciam em 2015. Em cada linha, a sensação de angústia é flagrante em quem viveu aqueles momentos, assim como a redenção com a chegada ao palco principal da nossa caminhada do Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, do presidente Itamar Franco e do Plano Real.

Porém, um aviso.

Como esta é uma obra de pesquisa e dados concretos, um soberbo trabalho de memória a serviço do Brasil, lá você não vai encontrar o PT salvando a Pátria, nem o PT libertando o país das amarras do passado e entregando o futuro ao povo. A obra não é a ficção medíocre que se encontra estampada na propaganda governamental, nem nos horários políticos dos marqueteiros vermelhos, nem foi financiada com mensalões ou 3% de contratos da Petrobrás.

A obra de Miriam Leitão é apenas um livro.

Um livro que bem pode ser chamado de obra-prima, ganhador do Prêmio Jabuti.

E, provavelmente, você vai considera-lo perigoso, fascista e golpista.

Porque livros são kryptonita para os Lulas deste país.

Mesmo assim, leia ou comente com a Dilma.

E depois mude o discurso... para o bem de todos e felicidade geral da nação.

Abraços,






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários