Os gregos jamais venceram os alemães no futebol.
Mas deram um suadouro em Hitler e Mussolini.
Gregos que choraram de raiva.
Ao observar a suástica na Acropolis.
Os alemães.
Recrutaram os entreguistas.
Julgaram-se descendentes de Apolo.
Deportaram os judeus para Auschwitz.
Os gregos.
Enforcaram quem ousou renegar o Mar Egeu.
A Grécia se debate no desemprego de sua população.
Grécia que pouco lembra a sua idade de ouro.
Os alemães mandam no pedaço.
Reconstruíram o sonho de grandeza.
Venceram todo mundo na Eurocopa.
Mas no futebol tudo é possível.
Tanto que no único encontro entre as equipes.
Na fase final de um campeonato europeu.
A Grécia amarrou a Alemanha em um 0-0.
Há 32 anos.
No Estádio Comunal de Turim.
Alemanha que acabou campeã daquele torneio.
Alemanha que naquele dia 17 de junho de 1980.
Não conseguiu romper as defesas espartanas do arqueiro Lefteris Poupakis.



0 comentários:
Postar um comentário
Comentários