![]() |
| FOTO BLOG GIGI NA REDE |
Por
ROBERTO VIEIRA
Política e futebol
nasceram da necessidade do homem social.
Uma forma de decidir as
guerras sem espadas.
Voto e bola.
Futebol que chegou ao
Brasil com o fim do Império.
Futebol aristocrata
como o voto da República Velha.
Um não ligava pro outro
– gol não dava nem tirava voto.
O futebol foi se
modificando, ficando pop.
Até negro começou a
jogar no Bangu.
E fizeram o primeiro
campeonato brasileiro em 1907.
Um campeonato com
apenas duas equipes: Rio e São Paulo.
O campeonato recebeu o
nome de Taça Brazil.
Taça ofertada por
Afonso Pena.
Afonso Pena que era simplesmente
o presidente da República.
Jogo de cavalheiros no
Velódromo paulista.
Triunfo de São Paulo
por 4x1.
Leo Bellegardes do Sport
Club Internacional comanda a festa.
Segundo jogo no
Distrito Federal.
Velho campo do
Payssandu.
Leo Bellegardes faz 1x0
para os paulistas e tchau!
A Taça Brazil vai pra
Liga Paulista de Futebol.
Afonso Pena saúda os
paulistas.
O mundo vem abaixo.
Era a primeira vez que
um presidente se misturava com futebol.
Os cariocas ficam
irados e acusam Afonso Pena de paulista.
Pena que nasceu mineiro
de pai português.
Gol?
Ainda não comprava
voto.
Mas já abalava a
República...
Em tempo.
Afonso Pena virou time de futebol em 13 de novembro de 1939.
O Afonso Pena Futebol Clube.
Campeão da primeira divisão paulista em 1954.
Ano do quarto centenário da capital bandeirante.

0 comentários:
Postar um comentário
Comentários