5 de out. de 2014



FOTO BLOG GIGI NA REDE



Por ROBERTO VIEIRA

Política e futebol nasceram da necessidade do homem social.
Uma forma de decidir as guerras sem espadas.
Voto e bola.
Futebol que chegou ao Brasil com o fim do Império.
Futebol aristocrata como o voto da República Velha.
Um não ligava pro outro – gol não dava nem tirava voto.
O futebol foi se modificando, ficando pop.
Até negro começou a jogar no Bangu.
E fizeram o primeiro campeonato brasileiro em 1907.
Um campeonato com apenas duas equipes: Rio e São Paulo.
O campeonato recebeu o nome de Taça Brazil.
Taça ofertada por Afonso Pena.
Afonso Pena que era simplesmente o presidente da República.
Jogo de cavalheiros no Velódromo paulista.
Triunfo de São Paulo por 4x1.
Leo Bellegardes do Sport Club Internacional comanda a festa.
Segundo jogo no Distrito Federal.
Velho campo do Payssandu.
Leo Bellegardes faz 1x0 para os paulistas e tchau!
A Taça Brazil vai pra Liga Paulista de Futebol.
Afonso Pena saúda os paulistas.
O mundo vem abaixo.
Era a primeira vez que um presidente se misturava com futebol.
Os cariocas ficam irados e acusam Afonso Pena de paulista.
Pena que nasceu mineiro de pai português.
Gol?
Ainda não comprava voto.
Mas já abalava a República...
Em tempo.
Afonso Pena virou time de futebol em 13 de novembro de 1939.
O Afonso Pena Futebol Clube.
Campeão da primeira divisão paulista em 1954.
Ano do quarto centenário da capital bandeirante.



0 comentários:

Postar um comentário

Comentários