3 de nov. de 2013








POR ROBERTO VIEIRA

Durante muitos anos me prometi não tomar partido.

O Blog e a página do Facebook seriam territórios livres.

Cidades abertas.

A eleição de 2009 com suas múltiplas renúncias.

Era base do meu propósito.

Conselhos de amigos mais sábios, também.

Porém, quando o abismo se instala no clube pelo qual sou apaixonado.

Quando o descrédito bate à porta.

Quando o precipício rumo ao inferno parece certo.

Não é possível me sentar ao teclado e escrever poesia.

O nosso Náutico se apequenou, eis a verdade.

Não importam CTs, Arenas, pose e glamour.

O Náutico, e todos os clubes, instituições, países.

O Náutico é do tamanho de quem o comanda e representa.

Já ouvi ex-presidente dizer que o clube era ‘pequeno’.

Com todas as vogais e consoantes.

Ri da frase ironicamente.

Pois todo clube é uma idéia.

Como cada indivíduo.

Se eu me considero nada, sou nada.

Se eu me considero forte, posso ao menos combater o bom combate.

Comandar um clube como o Náutico no cenário atual.

Exige pessoas capazes, antenadas com o presente, cúmplices do futuro.

As velhas e novas gerações precisam sentir orgulho da instituição.

Nunca vergonha.

O momento é semelhante ao do ano 2000.

Terra arrasada.

Piadas dos adversários.

Risinhos por trás da porta da mídia.

Tem quem ache normal.

Tem quem curta perder.

Tem quem se vanglorie do vazio inercial.

Pena!

Por tantos e tantos e tantos motivos.

Por amor aos meus filhos e ao clube.

Por paixão ao que fui durante toda a vida: alvirrubro.

Desta vez Blog e Facebook jogam no MTA.

MTA que julgo a única opção para mudar o estado deprimente das coisas.

MTA que pode não ser perfeito.

Ninguém é.

MTA que pode nem ganhar a eleição.

Democracia com sócios desconhecidos tem dessas coisas.

Mas MTA que possui uma grande qualidade.

Uma virtude inexcedível pra quem pretende governar.

O MTA ama o Náutico.

E meu voto sempre será para quem ama o Náutico acima de interesses pessoais.

Acima das vaidades.

O que?

Muita gente não gosta da idéia de um Blog partidário?

Faz parte, Mestres!

Como fã de carteirinha e fé do Mestre Winston.

Trago no coração uma frase dele.

Uma entre muitas.

‘Você tem adversários? Que bom! Significa que você lutou por alguma coisa na vida!!’

 Vamos que vamos.

Com o MTA!


Até a vitória final...




14 comentários:

  1. Com O MTA! O que me anima no MTA não é apenas as pessoas sérias em massa que sempre sonhei ver reunidas em torno do ideal de fazer o clube evoluir sem limites. O que mais me anima é o projeto. Há plano e há objetivos. Não é uma banda voou de imediatismos e improvisos sem métodos como vem ocorrendo há mais de uma década. Sim, o grupo liderado por André Campos salvou o clube no início do milênio, serei eternamente garantidor de reconhecimento e grato a eles! Mas, o modelo apodreceu, esgotou-se. Ao futuro de sucesso, Timba! Com o MTA!

    ResponderExcluir
  2. Brilhante texto, Roberto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Antonio (sudestino, santista e simpatizante alvirrubro...)3 de novembro de 2013 às 12:37

    Caros e queridos amigos,


    até dei uma sumida do fórum...

    deixei-o pra vocês... alvirrubros de coração

    entretanto, cá estive em todos estes momentos

    cair de divisão?... faz parte neste nosso futebol onde alguns ganham tanto $$$ e outros, o Náutico aí incluso, lutam apenas pela sobrevivência...

    o que me assusta, e muito, é o que leio de vocês... um clube sem rumo...

    como serão os próximos anos?... a falência?... sei lá...

    o Santa Cruz foi da 1ª à última divisão numa velocidade... e ainda não fez o caminho de volta... quando isso ocorre... ai ai... como é difícil a volta!

    sinceramente, temo pelo Náutico... não sei se teria a minha força, a mesma disposição, a mesma garra pra fazer esse caminho, o do retorno...

    somente, como bem diz o querido amigo poeta Roberto Vieira se os dirigentes forem GENTE QUE AME O CLUBE, sem nenhum outro interesse...

    aqui estarei sempre na torcida por isso...

    1 abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. MTA é a nossa única esperança.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Roberto, o MTA é a única opção do náutico! Votar em André Campos e o colegiado é manter os mesmos donos do nautico que se revezam há anos e nunca foram oposição! Vida longa ao MTA!

    ResponderExcluir
  6. Grande e brilhante texto Roberto Vieira, vc conseguiu expressar com maestria o sentimento da maioria dos torcedores alvirrubros. Sou sócio e também deposito minhas esperanças de recuperação do clube com o projeto do MTA.

    ResponderExcluir
  7. Tinha votado no MTA na última eleição,e assim farei em dezembro.
    Temos de pensar grande,com sensatez.
    Parabéns pelo texto,Roberto.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Roberto Vieira... "Não a ventos favoráveis para quem não sabe para onde quer ir..." . Assim é o nosso Náutico de hoje, sem rumo, sem direção, com a vaidade e interesses pessoais suplantando a instituição... Chegamos ao fundo do poço... a podridão é grande... no Náutico, dirigente A não fala com dirigente B, grupo A trabalha contra o grupo B... tudo isso por interesses pessoais e políticos... Basta de tudo isso... para tanto, votar no MTA significa acreditar que podemos sim, renovar o nosso querido Náutico... tentar salvá-lo do desmonte realizado nos últimos anos... Conclamo a todos os alvirrubros sócios a darem um crédito de confiança a esses jovens, bravos e competentes alvirrubros para no dia 15 de dezembro, votando no MTA mostrarem toda sua insatisfação com o que fizeram com o nosso amado Clube Náutico Capibaribe...

    ResponderExcluir
  9. Roberto,

    Esse MTA é mais do mesmo, essa é a minha opinião. Essa corja também não pode se eximir totalmente de culpa pela humilhante situação em que nos encontramos. Ou você esqueceu que um dos mentores desse grupo (Marcílio Sales) fez parte desse incompetente e famigerado colegiado, que nos levou à bancarrota?

    A coletividade alvirrubra, da qual orgulhosamente fazemos parte - embora tão maltratados -, não pode se iludir mais uma vez com essa gente. Não podemos nos deixar contaminar por amizades na hora de depositar o voto nas urnas. Amigos amigos, votos à parte.

    O Náutico, em 2014, precisará ressurgir. Lembro que, ao final do estadual desse ano, um comentarista afirmou neste espaço que o Náutico atual estava tão combalido quanto o time dos tristes anos 90, fazendo um paralelo entre os dois períodos, citando inclusive o jejum de títulos estaduais nessas épocas. O cara foi execrado, como se tivesse escrito um grande absurdo. Até você, Roberto, discordou veementemente da opinião dele. Sejamos sinceros, será que o colega não estava com a razão, vendo o que nossos olhos se negavam a enxergar?

    Roberto, acompanho há tempos esse blog, sei que você é da opinião que o ano se decide no segundo semestre, no campeonato nacional. Particularmente, já joguei a toalha, quero esquecer essa história de campeonato brasileiro. Para mim o ano se decide no estadual, o único, repito, único TÍTULO que temos condição de conquistar e diminuir o peso desse jejum (10 anos em 2014) que tanto nos atrapalha e incomoda.

    Não adianta o torcedor se enganar com campeonatos nacionais, o alvirrubro quer o estadual a qualquer custo. Não podemos desdenhar do pernambucano, ainda mais na melancólica situação em que esses incompetentes - incluindo o MTA, idealizado pelo "colegial" Marcílio Sales -, nos meteram. Sua conquista faz-se imperativa e se constitui, infelizmente, essa é a verdade, na única opção que temos para resgate da nossa maltratada auto-estima.

    Portanto, FORA situação, FORA colegiado, FORA MTA, todos farinha do mesmo saco...

    Não votarei em ninguém, a menos que surja um candidato com a seriedade e alvirrubridade de um Roberto Vieira...

    ResponderExcluir
  10. Prezado Renato, quando abdicamos do nosso voto estamos deixando qur outros decidam por nós. Algum grupo assumirá o Náutico, portanto temos que escolhe um, mesmo que seja "o menos ruim". De um voto de confiança ao MTA, assim.como o Mestre Roberto que além que com sua declaração de voto qualifica a campanha do MTA. Sds Alvirrubras!

    ResponderExcluir
  11. Caro Geandre, acho que você definiu bem a coisa. Até acredito que esse MTA possa mesmo vir a ser o MENOS RUIM - dentre as péssimas opções que temos -, o que convenhamos, é praticamente nada. Não sei pra você, mas, para mim, isso é muito pouco.

    Não posso confiar num grupo que, até bem pouco tempo, era liderado por um integrante (Marcílio Sales) desse famigerado colegiado, que contribuiu, e muito, para a agonizante situação em que nos encontramos. Ou você acha que o "projeto" desse MTA é tão diferente do modelo de gestão desse "colegial" Marcílio?...

    Desculpe, nobre amigo, mas não voto por simpatia, por amizade, voto apenas por convicção. E, no momento, estou convicto apenas que nenhum desses grupos me convençe, a ponto de merecer meu voto de confiança...

    O VOTO PELO VOTO, VOTAR POR VOTAR, nunca foi minha praia - mesmo consciente que deixarei os outros decidirem por mim, como você sabiamente diz -, então, pelo menos, terei minha consciência tranquila de que não votei no grupo MENOS RUIM...

    Considero sua opinião Geandre, louvo e respeito a coragem do mestre Roberto em se posicionar; mas fico com a minha própria consciência do que é melhor para o nosso amado clube...não posso acreditar que esse MTA mudou da água p/ o vinho, após a saída do incompetente Marcílio...pra mim esse grupo não passa da continuidade desse modelo equivocado e superado de gestão.

    ResponderExcluir
  12. N Á U T I C O! É O QUE INTERESSA. A SERIEDADE, O COMPROMISSO E O MELHOR, O AMOR AO VELHO TIMBA!

    ResponderExcluir

Comentários