30 de set. de 2012





O Sport era o representante pernambucano na primeira Taça Brasil em 1959. Campeão estadual de 1958, os rubro negros foram escalados para o Grupo Norte da competição, ao lado do Auto Esporte, campeão paraibano, Tuna Luso, campeã paraense e Ferroviário, campeão maranhense.

A primeira partida de uma equipe pernambucana na Taça Brasil foi disputada em João Pessoa, no simpático estádio José Américo de Almeida. O presidente da delegação foi o Sr. Múcio Gomes e Dr. Gilberto Falbo era o médico da delegação.

Na foto da manchete anunciando o novo torneio nacional, aparecia o recém contratado arqueiro Dick que se revezaria com Cazuza no arco leonino. O elenco era forte, com destaques para os ex-flamenguistas Índio e Tomires, o ponta-artilheiro Traçaia e o cerebral bigode do Betancour.

Contra este timaço, os tabajarinos alinhavam sua melhor formação com a zaga trazendo Gavião e Kleber e a esperança de gols no centroavante Chiclets.

O primeiro jogo foi tranquilo apesar do primeiro tempo sem gols. O Sport usou sua força aérea para definir o escore na segunda etapa. Primeiro, o grandalhão Oswaldo em cruzamento de Zemaria. Depois, o uruguaio Betancour anota mais dois tentos de cabeça nas redes de Agostinho... Sport que ainda desperdiça um pênalti com Bé.

O técnico Dante Bianchi sorri satisfeito, arruma as malas e na segunda partida na Ilha do Retiro, o Leão aplica sonoros 5x2 nos vizinhos.

No outro duelo da chave, a Tuna Luso precisa de uma terceira partida para eliminar os maranhenses do Ferroviário por 1x0.


próximo capítulo... Sport x Tuna Luso


0 comentários:

Postar um comentário

Comentários