Por ROBERTO VIEIRA
Portugueses e tchecos se encontram desde os tempos de Pepe e Puc.
Pra ser mais exato.
Desde o inverno de 1930 em Lisboa.
No estádio do Lumiar.
A Tchecoslováquia do famoso Antonín Puc.
Craque do belo time a se consagrar na Copa de 34.
Mas quem é o Pepe?
Bom.
Pepe é o apelido do genial José Manuel Soares.
Mítico atacante do Belenenses.
Pepe que naquela tarde.
Diante de vinte e cinco mil lisboetas.
Deu a vitória ao selecionado luso.
Era a penúltima partida de Pepe com a malha sebastianista.
Pepe que ainda iria aprontar quarenta dias depois.
Em sua despedida.
Metendo dois gols na França na cidade do Porto.
Pepe que faleceu no ano seguinte: 1931.
Aos 23 anos.
Vítima de intoxicação alimentar.
Pepe que era um pobre torneiro mecânico longe do futebol.
O que seria de Portugal com Pepe nos anos seguintes?
Talvez a história do futebol português assumisse outros rumos.
Com ele em campo.
Portugal aprontou misérias no final dos anos 20.
Mas a vida e o futebol, meu amigo.
Não é feita de 'ses'.
NOTA DO BLOG: Quer saber mais sobre Pepe?
Clique no link http://belenensessempre.blogspot.com.br/2005/10/jos-manuel-soares-o-pepe_24.html


Depois de Pepe, Eusébio? Depois de Eusèbio, Cristiano. Quem, melhor? Eusébio ou Cristiano Ronaldo, Mestre?
ResponderExcluirEu perguntaria... Eusébio ou Figo... Acho Figo muito mais completo que Cristiano Ronaldo.
ResponderExcluirComovente história de Pepe,contada pelo blogspot eo Belenense. Vale a pena ler.
ResponderExcluir