22 de jan. de 2009




Temos, há muito tempo, guardado dentro de nós um silêncio bastante parecido com estupidez!

                                                                           Eduardo Galeano



Pernambuco revelou dois craques: Ciro e Lessa.

Como revelou Nelson Ferreira e Vitalino.

O frevo e o maracatu.

Os dois serão vendidos a preço de banana.

Porque a gente guarda um silêncio bem parecido com a estupidez.

Falo aleatoriamente.

Mas poderia estar falando apenas do futebol.

Tem gente que vê uma obra de arte nativa e exclama:

"Medíocre!"

Se a obra de arte viesse trazida do outro lado do país, diria:

"Quanto custa?"

Nos olhamos e nos enxergamos pobres.

Subdesenvolvidos.

Satélites.

Como aqueles países africanos que imploravam proteção ao Rei Leopoldo.

Leopoldo que mandou cortar as mãos dos suplicantes.

Gente boa, o tal Leopoldo.

Em 1965, convocaram a seleção brasileira.

Com o maior número de pernambucanos na história:

Foram chamados Manga, Gildo, Rinaldo e Rildo.

No ano seguinte, ainda chamariam o Nado.

Deixando o Bita de fora.

Bita jogava aqui?

"Então, risca Bita da lista!"

Dá vontade de rir.

Nenhum dos quatro convocados batia bola aqui.

Eram todos do eixo Rio-São Paulo.

A gente vendia barato.

Perdia as partidas.

E ainda batia palmas pros adversários.

Adversários que eram nossos compatriotas.

Coisa de cego.

Pernambuco revelou dois craques: Ciro e Lessa.

E prepara-se para mandar os dois embora.

Até quando?




0 comentários:

Postar um comentário

Comentários