Temos, há muito tempo, guardado dentro de nós um silêncio bastante parecido com estupidez!
Eduardo Galeano
Pernambuco revelou dois craques: Ciro e Lessa.
Como revelou Nelson Ferreira e Vitalino.
O frevo e o maracatu.
Os dois serão vendidos a preço de banana.
Porque a gente guarda um silêncio bem parecido com a estupidez.
Falo aleatoriamente.
Mas poderia estar falando apenas do futebol.
Tem gente que vê uma obra de arte nativa e exclama:
"Medíocre!"
Se a obra de arte viesse trazida do outro lado do país, diria:
"Quanto custa?"
Nos olhamos e nos enxergamos pobres.
Subdesenvolvidos.
Satélites.
Como aqueles países africanos que imploravam proteção ao Rei Leopoldo.
Leopoldo que mandou cortar as mãos dos suplicantes.
Gente boa, o tal Leopoldo.
Em 1965, convocaram a seleção brasileira.
Com o maior número de pernambucanos na história:
Foram chamados Manga, Gildo, Rinaldo e Rildo.
No ano seguinte, ainda chamariam o Nado.
Deixando o Bita de fora.
Bita jogava aqui?
"Então, risca Bita da lista!"
Dá vontade de rir.
Nenhum dos quatro convocados batia bola aqui.
Eram todos do eixo Rio-São Paulo.
A gente vendia barato.
Perdia as partidas.
E ainda batia palmas pros adversários.
Adversários que eram nossos compatriotas.
Coisa de cego.
Pernambuco revelou dois craques: Ciro e Lessa.
E prepara-se para mandar os dois embora.
Até quando?

0 comentários:
Postar um comentário
Comentários