Mostrando postagens com marcador CORRUPÇÃO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador CORRUPÇÃO. Mostrar todas as postagens

16 de mar. de 2013







Uma ninharia.

Pouco menos de três milhões de reais...

Em 2010.

Porque em 2012.

A verdade revelou que foram quarenta e cinco milhões de reais.          


FOLHA DE S. PAULO, 30/11/2010


'A BBC veiculou uma reportagem afirmando que três dirigentes da Fifa, entre eles o brasileiro Ricardo Teixeira, receberam propina da empresa ISL na década de 90. As ligações entre Ricardo Teixeira e a empresa Sanud, suposta via de propina da ISL, foram detectadas pela CPI do Futebol em 2001. A comissão apurou que a Sanud repassou R$ 2,9 milhões para a RLJ Participações, empresa que englobava todos os negócios de Teixeira, entre 1995 e 1999.

O relatório da CPI supõe que mais pagamentos teriam sido feitos entre 1993 e 1995. O que não pôde ser comprovado porque a investigação não teve acesso ao sigilo bancário da RLJ antes de 1995. Oficialmente, a Sanud era dona de 50% da RLJ. Os outros sócios da RLJ seriam o próprio cartola (25,01%) e sua ex-mulher, Lúcia Havelange Teixeira (24,99%), filha de João Havelange, ex-presidente da Fifa.

O dinheiro deveria ser utilizado para integralizar as cotas societárias da RLJ. Integralização é o ato pelo qual cada sócio cumpre sua obrigação para a formação do capital de uma empresa. Mas a sociedade entre Sanud e RLJ nunca chegou a se concretizar. O dinheiro entrou no Brasil com um objetivo e foi usado para outro.

"Em lugar da integralização, esses recursos foram desviados da finalidade a que se destinavam, sendo carreados à RLJ na forma de empréstimos, em que a Sanud figura como emprestador", aponta a página 413 do relatório da CPI. "Em última instância, Teixeira se beneficia de recursos da Sanud, oriundos de paraíso fiscal e de propriedade desconhecida", diz outro trecho do documento.

Apesar de aparecer como "empréstimo" nos balancetes da RLJ, o dinheiro nunca foi devolvido à Sanud, que fechou as portas em janeiro de 1999 sem nunca cobrar a dívida ou os juros. Na CPI da CBF/Nike, da Câmara dos Deputados, a Sanud apareceu como proprietária de uma casa onde Ricardo Teixeira morava, no Rio.

O relatório final da comissão recomenda ao Ministério Público Federal que investigue as negociações entre Teixeira e Sanud. "As ações na Justiça Federal do Rio foram trancadas, sem prejuízo quanto ao tempo de prescrição", disse o senador Álvaro Dias, presidente da CPI do Futebol.'







8 de mar. de 2013





O bom malandro não vacila...

10 de out. de 2012





21 de ago. de 2008




Por ROBERTO VIEIRA

Agora que os Jogos chegam ao seu final. Agora que o sonho de ouro transforma-se em realidade, uma constatação: A Olimpíada é profundamente injusta.

Porque nas Olimpíadas o Brasil não pode levar o que tem de imbatível.

Você pensou em Futsal e Corrida de Jerico? Também. Mas a gente não pode esquecer nossas outras modalidades de ponta.

Na categoria políticos corruptos não teria pra ninguém. Ainda mais em ano de eleição. Seríamos ouro, prata e bronze, embora político corrupto exista em cada um dos 204 países membros do COI. Mas nenhum com nosso know how.

Menor abandonado? Campeões.

Favelas? Nós somos o Bolt das favelas.

Os Michael Phelps do desmatamento.

Prostituição infantil? Recorde em cima de recorde nas estradas deste país varonil.

Sofrimento nas filas dos hospitais? Um duelo de gigantes com o restante do terceiro mundo. Que seriam desclassificados pois a maioria não tem sequer hospital.

CPIs que terminam em pizza? Ouro!

Telefones grampeados? Ouro! Ouro! Ouro!

Pois é. Não é que o Brasil se prepare mal para os Jogos Olímpicos. Os Jogos Olímpicos é que insistem em promover a natação, a ginástica, o atletismo.

Quem sabe em 2016 no Brasil a gente vire a mesa. Com uma ajuda do Caixa 2.