Pages - Menu

26 de jun. de 2014

O PRIMEIRO RUSSIA X ARGÉLIA, 1964



Novembro de 1964.

A Frente de Libertação Nacional argelina completava dez anos.

Dez anos de lutas intensas contra o domínio francês.

Dez anos em que o futebol foi utilizado como arma de guerrilha.

Nada mais justo que chamar os amigos soviéticos para um amistoso.

União Soviética que havia se sagrado vice-campeã européia sob o olhar de Franco.

Isso em julho de 1964.

Política, futebol e estádio 20 de Agosto de 1955.

A URSS (CCCP) com o lendário Yashin no gol.

Além de Ponedelnik e Khusainov no ataque.

O resto eram crianças imberbes.

A Argélia com força máxima.

Argélia que embrionava a seleção nacional.

Castrando a seleção francesa de seus grandes ídolos.

Oito atletas da URSS eram do Spartak de Moscou - eles só não cooptaram o Yashin.

Yashin fiel ao Dínamo de Moscou.

O empate em 2x2 foi recebido com festa em Argel.

Os soviéticos saudados como amigos.

De Gaulle dando graças a Deus de ter se livrado daquela enrascada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários