Pages - Menu

26 de jun. de 2014

A SUNGA DE NEYMAR E A PUMA DE PELÉ*

FINAL DE 70: BRASIL COM ADIDAS; PELÉ DE PUMA


Por ROBERTO VIEIRA

21 de junho de 1970.
Brasil x Itália vai começar.
Quando o juiz vai apitar...
Pelé se ajoelha no gramado asteca.
Calmamente amarra suas chuteiras negras.
Um bilhão de telespectadores prendem a respiração.
‘Que chuteira é aquela?’
23 de junho de 2014.
Neymar está no corredor do vestiário.
Luz, câmera, ação!
Calção abaixo da cintura.
Sunga colorida verde amarelo.
Sunga, artilheira da Copa.
‘Que sunga é esta?’
Pelé e Puma e se levantam.
Um só.
Um bilhão de telespectadores acompanham o Rei.
Pelé levita com a Puma sobre Burgnich.
Dos pés da Puma sai o passe para Carlos Alberto.
Neymar dribla, encanta, imaculados calções.
A imaginação do público se arrasta para o invisível.
A Pátria Amada sob o manto sagrado.
A sunga balançando as redes camaronesas.
O futebol romântico morreu faz tempo.
Ficaram apenas pumas, sungas e o cartão de crédito...


* Texto inspirado sobre imagem e comentário do Mestre José Renato Santiago...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários