Pages - Menu

1 de set. de 2008

OS PRIMEIROS FIÉIS...

[IMAGEM]


Por ROBERTO VIEIRA

31 de agosto de 1910. Tarde fria em São Paulo.

- Oh, Perrone, os homens jogam demais.

- Tudo inglês, Joaquim. Tudo inglês.

- E esse nome? Corinthian...

- Melhor que Palmeiras.

- Carlos, que tal a gente fazer um time de futebol?

- Um time no Bom Retiro? E o trabalho? Esses rapazes são todos ricos, lords, almofadinhas.

- E daí?

- Tá sonhando acordado, rapaz!

- A gente podia copiar as cores. O preto e o branco.

- E alguém aqui tem dinheiro sobrando pra fazer um team?

Silêncio. O Corinthian marca o segundo gol no Palmeiras.

Os cinco se entreolham crianças. Gritando gol. São observados com estranheza pelo público paulistano.

- Oh, Pereira, você tinha de lembrar logo do dinheiro?

O jogo se encerra. Os cinco mosqueteiros seguem o caminho de casa. Tristes. Cabisbaixos.

Ninguém consegue dormir.

Descobrem que um sonho é mais insone que o mais cruel pesadelo.

No dia seguinte, primeiro de setembro, encontram-se depois do trabalho. Noite. Lampião de gás na rua José Paulino.

Não possuem bola.

Não possuem uniforme.

Não possuem sede.

Possuem apenas o sonho.

- Oh, Pereira, como vai ser o nome dessa insanidade?

- Bota aí Corinthian...

- Mas Corinthian já tem!

- Então bota um s no fim... pra ninguém confundir.

E o sonho entrou em campo dez dias depois. Contra o União da Lapa.

Com Rafael Perrone na zaga e Joaquim Ambrósio na ponta esquerda.

E Carlos Silva, Antônio Pereira e Anselmo Correia assistindo. Em oração.

Os primeiros fiéis da nova religião.

PS: Na foto, Santa Cruz 1 x 4 Corinthians, o primeiro jogo da história dos Brasileirões em 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários