Tempo.
Bita e Elói.
O maior jogador alvirrubro de todos os tempos.
Jogador que define a eternidade do ataque das quatro letras.
Ao lado do pequeno Elói.
Esperança de 1969.
![]() |
| BRASIL 1X0 PARAGUAI, 1969 - O MAIOR PÚBLICO PAGANTE DA NOSSA HISTÓRIA |
[imagem]
A história é uma chata.
O mundo parece uma novidade.
Vem a história e revela o truque.
A farsa.
5 de janeiro de 1969.
Enquanto Carlos Imperial é preso por obscenidades (sic).
Enquanto Carlos Lacerda e Chico Buarque fogem para a Europa.
Israel ameaça os árabes.
Tal qual as manchetes de hoje nos jornais.
Como diria Lamartine.
Que não era o compositor:
"A história ensina tudo, inclusive o futuro..."
No futebol nada se inventa, tudo se copia.
Duvida?
Quer um exemplo?
Tá bom!
1969. O Náutico empata com o Santa Cruz em 1 x 1.
Gols de Mirobaldo e Nilsinho.
Mas o placar é o que menos importa.
O Santa Cruz mandava no campeonato. Fácil.
E o Timbu tinha que bolar um meio de neutralizar o rival.
O técnico Paulinho de Almeida havia lido sobre Beckembauer...
Por que não utilizar um jogador versátil, bom de bola, craque, na função?
Eureka!
Está nas manchetes, na escalação exótica para a época, nos jornais.
Paulinho chamou o genial Fraga de lado e lá foi Fraga ser líbero na vida com a número 6.
Os mais de 17 mil espectadores assistiram o Náutico jogar com a seguinte formação:
Válter; Fraga, Gena, Limeira, Fernando e Toinho; Didica e Nilsinho; Elói, Ramos e Lala.
O líbero ingressando na escalação oficial dos jornais.
O 1 - 4 - 2 - 3!
Inédito.
Com requintes de 5-3-2...
Méritos do treinador.
E méritos e classe do excepcional Fraga, falecido semana passada.
Porque líbero é posição de quem sabe tudo de bola. E mais um pouco.
Os alvirrubros não recordam.
Os adversários preferem esquecer a fotografia.
1969.
A seleção brasileira visita Recife.
Irá jogar contra a seleção pernambucana na Ilha do Retiro.
Mas antes, o timaço de Saldanha treina nos Aflitos.
E Pelé veste o manto alvirrubro.
Reza a lenda que o Sport não quis o Rei.
Pior pro Sport, se é que a lenda é verídica.
Melhor para Pelé.
Pelé que em Pernambuco só vestiu o vermelho e branco...