Pages - Menu

14 de jun. de 2013

O BRASIL DA COPA DE 50


Por ROBERTO VIEIRA       



O Brasil possuía 52 milhões de habitantes.

Brasil dos territórios do Guaporé e Rio Branco.

Havia brancos, pretos, amarelos e pardos.

Os pardos eram índios, mulatos, caboclos e cafuzos.

26 milhões se declaravam brancos.

6 milhões se declaravam pretos.

Talvez pela inexistência de cotas nas universidades.

16 milhões de pessoas estavam casadas no civil e religioso.

Apenas 40 mil desquitadas.

Separação era pecado mortal.

Melhor infeliz no paraíso que desquitado no quinto dos infernos.

49 milhões eram católicos romanos.

200 mil eram adeptos do kfourismo, ou seja, ateus.

Havia dois protestantes para cada espírita.

Não eram mencionadas as religiões africanas.

Terreiro era fechado no tapa.

Menos em véspera de final de campeonato.

14 milhões de brasileiros assinavam o nome.

15 milhões desconheciam o 'O'.

22 milhões nem uma nem outra coisa.

1% da população falava alemão em casa.

0,5% conversava em italiano.

0,2% batia papo em japonês.

Todos os japoneses e seus descendentes cabiam no Maracanã.

Pátria desdentada.

O Brasil contabilizava 19 mil dentistas.

22 mil médicos.

E incríveis 8 mil fotógrafos.

14 homens ganhavam a vida como parteiras.

O Brasil tinha 18 astrônomos.

Um deles era mulher.

Jogador de futebol não era profissão.

Jogador era um vagabundo calçando chuteira.

São Paulo era sul.

Rio de Janeiro era Leste.

Flávio Costa era uma besta.

Moacir Barbosa, titular absoluto.

Morria-se de fome, verme e vício.

Mas muita gente garante de pés juntos.

Era feliz e não sabia...

4 comentários:

  1. Espetacular,Roberto!

    Carlos Leite.

    ResponderExcluir
  2. E tinha Zizinho e Ademir... Oscarito e Grande Otelo, Marlene e Emilinha. Orlando Silva e Chico Alves. Dava pro gasto. E como nada vem de graça, tinha PSD e UDN!

    ResponderExcluir
  3. Antonio (que não queria a Copa por cá...)14 de junho de 2013 às 19:34

    Querido poeta,


    é por isso que depois de tê-lo descoberto tornei-me assíduo deste espaço.

    PARABÉNS...

    pelo que sei em 50 o Rio de Janeiro tinha 2 milhões de habitantes...

    ou seja, 10% de sua população estava no Maracanã nos jogos do Brasil.

    hoje: esse estádio que teimam em chamar de Maracanã é para 80.000 espectadores... SE... é isso mesmo, SE o Brasil for à final (uma vergonha não jogarem lá antes!!!) 30.000 torcedores serão brasileiros, outros 30.000 do time adversário e os restantes 20.000 serão convidados da FIFA e patrocinadores.

    como a cidade hoje tem 6 milhões de habitantes SOMENTE 30.000 felizardos talvez vejam o Brasil lá...

    é verdade... SOMENTE 0,5% dos cariocas lá estarão...

    ah, talvez nem isso pois se em 1950 a maioria era da população local é capaz que haja entre esses 0,5% muitos paulistas, mineiros, etc.

    essa COPA é pra quem?

    pro povo é que não é...


    1 abraço.

    ResponderExcluir

Comentários